Gigaflops :: Glossario:: BIOS
Make your own free website on Tripod.com

   Definição

     BIOS

    Sigla de Basic Input/Output System.

    O BIOS é um software built-in que determina o quê um computador pode fazer sem acessar programas de um disco. Nos PCs, o BIOS contém todo o código necessário para controlar o teclado, a tela do monitor, drives de disco, comunicação serial e várias outras funções.

    O BIOS é tipicamente inserido em um chip ROM que vem junto com o computador (freqüentemente chamado de ROM BIOS). Isso assegura que o BIOS sempre estará disponível e não será danificado por falhas no disco. Isso também torna possível para um computador iniciar-se (dar o boot) sozinho. Como a RAM é mais rápida que a ROM, muitos fabricantes de computadores projetam sistemas tais que o BIOS é copiado da ROM para a RAM toda vez que o computador é iniciado. Essa cópia é conhecida como shadowing ("sombreamento").

    Muitos PCs modernos tem a chamada flash BIOS, o que significa que o BIOS é gravado em um chip de memória flash, o qual pode ser atualizado, se necessário.

    O BIOS do PC é comercialmente padronizado, de tal form que todos os PCs são semelhantes nesse nível (embora haja diferentes versões de BIOS).