Gigaflops :: Glossario:: DER
Make your own free website on Tripod.com

   Definição

     DER

    Sigla de Diagrama Entidade-Relacionamento.

    O DER é um modelo de dados que tem por base a percepção do mundo real como um conjunto de objetos básicos, chamados entidades, e do relacionamento entre eles.

    Uma entidade é uma "coisa" ou um "objeto" do mundo real que pode ser identificado por outros objetos; por exemplo, cada pessoa é uma entidade, as contas dos clientes de um banco também podem ser consideradas entidades. Em um banco de dados, as entidades são descritas por meio de seus atributos; por exemplo, os atributos numero_conta e saldo descrevem uma conta bancária em particular.

    Um relacionamento é uma associação entre entidades; por exemplo, um relacionamento depositante associa um cliente a cada conta que ele possui.

    Toda a estrutura lógica de um banco de dados pode ser expressa graficamente por meio de um DER. Em um DER, os retângulos representam um conjunto de entidades; as elipses representam os atributos; os losangos representam os relacionamentos entre os conjunto de entidades; e as linhas unem os atributos aos conjuntos de entidades e os conjuntos de entidades aos seus relacionamentos.

    A figura a seguir ilustra uma parte de um DER que representa uma federação de Futsal. Neste DER, o conjunto de entidades JOGADOR, por meio de ATUA, relaciona-se com o conjunto de entidades TIME.


    Diagrama DER