Gigaflops :: Glossario:: DLL
Make your own free website on Tripod.com

   Definição

     DLL

    Sigla de Dynamic Link Libraries. Uma DLL é um módulo executável (com a extensão .DLL) que contém códigos ou dados que são usados por outras DLLs ou aplicações. No Windows e em outros ambientes de proteção, as DLLs permitem que várias aplicações compartilhem do mesmo código. As DLLs provêem a capacidade para que muitos programas (chamados de programas clientes) compartilhem uma única cópia de uma rotina que eles possuem em comum. Desta forma, o arquivo .DLL deve estar presente quando o programa cliente executa.

    As DLLs residem em um arquivo em separado, tornando-se disponíveis em runtime, ou seja, são linkadas dinamicamente, diferentemente, por exemplo, das Units em Pascal ou dos arquivos .H existenres em C. Quando o programa é carregado para a memória, o programa carregador do Windows ou do modo protegido do DOS liga, dinamicamente, as chamadas de procedimentos e de funções, feitas pelo programa, às suas entradas nas DLLs usadas pelo mesmo.

    As DLLs podem ser escritas em qualquer linguagem, e um programa escrito em uma linguagem pode usar uma DLL feita em outra linguagem. Desta forma, um programa feito em Pascal pode usar uma DLL feita em Delphi ou C++, por exemplo, e vice-versa.